Chapeuzinho Vermelho


Imagem

Conheça a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho.

Quando nos deparamos com a história da Chapeuzinho Vermelho, sempre ficamos torcendo para que a Chapeuzinho e a vovozinha consigam escapar das garras afiadas e malvadas do lobo mau. Será que a história da Chapeuzinho Vermelho sempre teve o final feliz? Essa vontade de final feliz sempre prevaleceu na história humana?

Na versão contemporânea da história (existem diversas variações da história), a mãe de Chapeuzinho faz uma porção de guloseimas (doces, biscoitos, pãezinhos) e pede para a criança levar para a sua vó, que se encontrava doente. A mãe de Chapeuzinho lhe dá uma série de orientações para chegar lá com segurança (não conversar com estranhos, não dizer para onde vai e nem parar para nada).
A menina tinha que atravessar um bosque inteiro para chegar até a casa de sua avó. No caminho, encontrou com um lobo que disse ser um anjo da floresta. Ele perguntou para onde a criança estava indo e Chapeuzinho respondeu que estava indo para a casa de sua avó, indicando para o lobo onde ficava a casa.
Ao chegar a casa, Chapeuzinho chamou a sua avó, que não respondeu. Logo que entrou, pensou que a avó deveria estar bastante doente e por isso não havia se levantado da cama. Nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela. No final da história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz.
Os trechos citados acima são uma versão romântica da história de Chapeuzinho Vermelho, que surgiu com o Romantismo literário iniciado na Europa, no final do século XVIII. A história da Chapeuzinho Vermelho, segundo o historiador norte-americano Robert Darnton, em seu livro intitulado ‘O Grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa’, teve origem na Idade Média europeia. Ela foi criada por camponeses que tinham que ir trabalhar no campo e deixavam seus filhos sozinhos em casa.
Segundo Darnton, a trama da história de Chapeuzinho, criada na Idade Média, desenrolou-se com um fim trágico da vovozinha e da criança. O lobo tirou a vida da vovó e, posteriormente, com a carne e o sangue da velhinha, realizou um banquete, no qual Chapeuzinho se alimentou fartamente. Logo depois, o lobo se alimentou também da carne de Chapeuzinho Vermelho.
Pelo fato de deixarem os filhos sozinhos em casa, segundo Darnton, os camponeses criaram uma história assustadora, com o fim trágico, para evitar que seus filhos fossem para as perigosas florestas e bosques na ausência dos pais. Com o passar do tempo, ocorreram mudanças e transformações na história de Chapeuzinho, de acordo com cada contexto histórico e os valores morais, éticos e culturais prevalecentes.

Texto de Daniel Lagares
Fonte: Aventuras na História

via: https://www.facebook.com/AcontecimentosHistoricos

Conheça nosso outro cantinho : http://comodizerquequerovoce.tumblr.com/

by Dona Menina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s